JXTC Mozaix - шаблон joomla Mp3

potenciais energéticos inexplorados

A pressão existente sobre a capacidade instalada para geração de energia faz crescer o interesse por novos locais com potenciais energéticos parcial ou totalmente ainda não explorados. Essa pressão pode ser aliviada com a reconsideração do potencial aproveitável em usinas hidrelétricas existentes e com a implementação de usinas em locais ainda inexplorados, tanto hidrelétricas quanto usinas baseadas em outros recursos renováveis.

usinas hidrelétricas repotencializáveis

Existe uma quantidade razoável de usinas hidrelétricas concebidas em momentos nos quais eram praticados diferentes parâmetros de projeto e que agora podem passar por uma ampliação de sua potência instalada. Usinas que podem ser substituídas com concepções mais modernas; usinas que podem ter barragem e volume de armazenamento ampliados; usinas que podem ser operadas em conjunto com outras fontes de energia.

Existe também um número de usinas hidrelétricas que não foram concluídas que não pode ser desprezado. Alguma inconsistência técnica ou econômica no projeto original; dificuldades técnicas encontradas ao longo do (usualmente longo) processo de construção; mudanças de prioridades ou de cenário econômico ao longo do processo de construção ou simplesmente inexistência de recursos financeiros para a finalização das obras.

potenciais energéticos inexplorados

Existem diversos potenciais energéticos ainda não explorados porque as respectivas tecnologias para conversão de energia ainda não se encontram plenamente desenvolvidas e, consequentemente, ainda não alcançaram maturidade técnica e econômica. Também há potenciais ainda não explorados porque simplesmente ainda não foram catalogados e permanecem desconhecidos.

Além dos recursos renováveis já bastante conhecidos e estudados, podem ser listados a energia de ondas e a energia de correntes oceânicas; a energia de marés; a energia geotérmica; os potenciais hidrelétricos ainda não explorados; a energia presente no pequeno gradiente térmico entre as águas dos rios Negro e Solimões, na Amazônia brasileira, entre outros.

referências

Renewable Energy: Conversion, Transmission and Storage, de Bent Sorensen, trata de um modo bastante complexo sobre praticamente todos os temas importantes relacionados com energias renováveis, abordando sistemas híbridos de geração, dispositivos para armazenamento de energia e tecnologia disponíveis para distribuição e transmissão de energia. Uma referência bastante completa!

Renewable Energy Resources, de John Twidell e Tony Weir, é um dos grandes textos clássicos sobre energias renováveis e se encontra já em sua terceira edição. Descreve os principais recursos energéticos renováveis, os dispositivos para armazenamento de energia e as tendências mais modernas para redução de custos de investimento e melhora de performance de sistemas de geração.

Métodos de projeto, energias renová...

Read More

Sistemas híridos, complementaridade...

Read More

Micro usinas hidro elétricas, bomba...

Read More

Motores de dois tempos, clássicos d...

Read More

Junk yards, clubes, encontros, acer...

Read More

Especifica ções téc nicas, des empe...

Read More