JXTC Mozaix - шаблон joomla Mp3

outros artigos

Nautilus... uma nova ferramenta!

Uma ferramenta idealizada para acesso universal, em desenvolvimento para atender as demandas surgidas com o uso extensivo do Homer e não atendidas pela versão Legacy.
Read More

exercícios resolvidos

Um bom método de estudo consiste em verificar como alguns dos exercícios mais desafiadores podem ser resolvidos.
Read More

bombas como turbinas

O uso de bombas centrífugas em modo reverso, como turbinas, representa uma alternativa de baixo custo para geração de energia em micro centrais hidrelétricas.
Read More

mapas de complementaridade

É um tema de interesse para pesquisa, com a caracteriza ção de complementaridade energética por meio de índices adimensionais e com a elaboração de mapas.
Read More

É responsável por disciplinas sobre métodos de projeto (para graduação) e sobre energias renováveis, também ministrando disciplinas sobre aplicações de física, sobre métodos de projeto e pesquisa (para pós graduação) e sobre planejamento e análise de experimentos.

 

métodos de projeto

Disciplina focada no processo de projeto e nos métodos de projeto. O processo de projeto é dividido em três etapas: divergência, transformação e convergência. É efetuada uma introdução aos métodos clássicos (por evolução, por desenho e por modelos), surgidos ao longo dos últimos séculos. São apresentados os métodos modernos, desenvolvidos mais recentemente. A atuação do projetista é comparada com as atuações do matemático, do cientista e do artista. Também são discutidos os objetivos do projetista e as estratégias ao seu alcance para gerenciar problemas surgidos ao longo do trabalho de projeto. Por fim, um trabalho prático permite o enfrentamento de problemas complexos e a identificação de métodos de projeto e de estratégias mais adequados para as diferentes etapas de projeto.

 

energias renováveis

Apresenta os recursos renováveis disponíveis para geração de energia. Descreve a energia hidrelétrica, a energia eólica e a energia solar fotovoltaica, que já apresentam maturidade técnica e econômica. Descreve também recursos ainda em desenvolvimento, como as energias de ondas oceânicas e de correntes oceânicas, a energia geotérmica, entre outras. Além disso, apresenta os sistemas híbridos de geração e os sistemas híbridos para armazenamento de energia, introduz alguns métodos para controle de geração e descreve brevemente a operação interligada de sistemas híbridos. Os softwares para simulação, especialmente o software Homer, também são abordados.

 

métodos de projeto e pesquisa

É uma adaptação da disciplina sobre métodos de projeto, agora com foco sobre o trabalho de pesquisa científica, mas ainda trazendo elementos sobre projetos já que encontra-se inserida em um ambiente de engenharia. O processo de pesquisa é dividido em três etapas: familiarização, experimentação, contextualização. A divulgação de resultados e sua inserção na comunidade científica assume papel fundamental nesse cenário. Um trabalho prático aproxima os alunos do processo de resolução de problemas.

 

planejamento e análise de experimentos

É uma disciplina que trata de dois temas clássicos da Estatística: a análise de variância e o projeto de experimentos. A súmula inclui: delineamentos inteiramente ao acaso, delineamentos em blocos casualizados, delineamentos em quadrados latinos, experimentos com dois fatores, experimentos multi fatoriais, experimentos 2n fatoriais, experimentos fatoriais incompletos. A abordagem não inclui todos os casos possíveis, mas é apresentada de modo a permitir que casos não abordados também possam ser enfrentados.

 

aplicações de física

Incluem a Mecânica e a Eletricidade da Física para o CTH e a Eletricidade para a graduação em Engenharia Hídrica. A disciplina para o CTH é focadas em aplicações relacionadas às disciplinas subsequentes e aos temas de interesse para a carreira do hidrotécnico. A Eletricidade para a Hídrica é voltada para a conversão de energia e ao aproveitamento de recursos renováveis.

Métodos de projeto, energias renová...

Read More

Sistemas híridos, complementaridade...

Read More

Micro usinas hidro elétricas, bomba...

Read More

Motores de dois tempos, clássicos d...

Read More

Junk yards, clubes, encontros, acer...

Read More

Especifica ções téc nicas, des empe...

Read More